ROSAMARES DA MAIA - A cada passo, um sonho realizado.
- David Queiroz

- 20 de out.
- 3 min de leitura
"Escrever é como voar por dentro de mim." Rosamares de Maia.

Rosamares da Maia
Rosamares é uma escritora com diversos títulos publicados com outras editoras importantes e que tem nos prestigiado com os seus mais recentes lançamentos. Dedicamos um espaço especial a essa escritora valente, audaciosa e criativa, que nos honra com a sua presença na Galeria de Autores de nossa editora. Saiba uma pouquinho mais sobre Rosamares e da sua recente participação na FLIN 2025 - Festa Literária Internacional de Niterói.
Nos dias 16 e 19 de outubro de 2025, a cidade de Niterói foi novamente palco de um dos eventos literários mais esperados do ano: a FLIN – Festa Literária Internacional de Niterói. E entre os nomes que marcaram presença com brilho próprio esteve Rosamares da Maia, autora niteroiense com uma produção literária sensível, plural e profundamente conectada com o imaginário poético e infanto-juvenil, uma das autoras de destaque da DQUEIROZ Editora.
Nascida em Pendotiba, Niterói (RJ), Rosamares é bacharel em Direito e pós-graduada na área do Conhecimento Humano. Mas é na escrita que ela encontrou sua verdadeira vocação. “Escrever é como voar por dentro de mim. É um exercício de liberdade e escuta.”, afirma.
Com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimento, Rosamares se destaca como finalista no Prêmio Strix nos anos de 2020, 2021 e 2022, além de ser certificada pela Revista Conexão Literatura por sua participação em antologias e coletâneas do selo OF FLIP.
Pela DQUEIROZ Editora, Rosamares já publicou três livros autorais: A Ordem das Libélulas, Poemas Tortos e Aves Migratórias (Em edição). Além disso, é autora de sete obras infanto-juvenis ilustradas por David Queiroz: Pita Pitanga e a Abóbora Moranga, Ludmila – a lagartinha maratonista e As aventuras de um barquinho de papel.
“Trabalhar com o David é um presente. As ilustrações dele não apenas acompanham o texto, elas o expandem”, comenta Rosamares.
Essa foi a segunda participação de Rosamares na FLIN, e a experiência foi, segundo ela, ainda mais marcante.
“Estar na FLIN é como voltar para casa. É um espaço onde a literatura respira, onde o leitor encontra o autor e onde as histórias ganham novas vozes”, diz.
Rosamares esteve presente nos quatro dias do evento, participando como autora expositora no dia 17 de outubro.
Ao final do evento, a autora fez questão de registrar sua gratidão e entusiasmo com a organização da FLIN 2025:
“O evento foi excelente em todos os aspectos, especialmente no que diz respeito à organização e atendimento aos autores".
"Quero parabenizar o trabalho da FAN - Fundação de Artes de Niterói, e também a Prefeitura de Niterói e a Niterói Livros, pelo maravilhoso evento e pelo zelo na organização desta festa maravilhosa".
"A Festa Literária de Niterói realmente é a festa que está prestigiando o amor à Literatura, que valoriza o aprendizado com livros nas mãos e na cabeça das pessoas.” Enfatiza Rosamares. “Que maravilha é ver essa quantidade de pessoas se conhecendo, interagindo em um momento único, que vai ficar para toda a vida. As equipes de trabalho estavam muito bem coordenadas, com pessoas gentis e educadas, que prestigiaram os autores — mesmo aqueles não famosos, entre os quais me incluo — mas que nos recepcionaram desde a calçada de acesso à Reserva Cultural até a condução aos estandes de trabalho.”
“Excelente trabalho do Município de Niterói. Bravo, bravíssimo!”
Para quem esteve na FLIN, fica a lembrança de uma festa literária viva e acolhedora.
Você pode adquirir exemplares disponíveis na loja online da editora:
LOJA
Visite a autora: INSTAGRAM


















Comentários